Grande corredor de umidade provoca chuva de até 150 mm durante a semana

#Compartilhar:

O último Informativo Meteorológico de 2024 do Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) traz a previsão de volume de chuva para as cinco regiões brasileiras entre esta segunda-feira (30) e a próxima (6 de janeiro de 2025). Confira:

Sul

previsão chuva Inmet
Foto: Inmet

A semana começa com instabilidades no Sul do país, mas o volume de chuva não deve ultrapassar os 20 mm em quase toda a região. As precipitações serão mais expressivas no leste de Santa Catarina e Paraná, com acumulados supra de 40 mm, enquanto que no sudoeste do Rio Grande do Sul e noroeste paranaense, os valores estarão inferior de 10 mm.

Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde força nesta segunda (30). Entretanto, a persistência de cavados mantém a instabilidade e o conduto de umidade sobre grande secção do Sudeste.

Ao longo da semana, estão previstos acumulados supra de 70 mm em quase toda região, com exceção de grande secção de São Paulo, setentrião de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, onde os valores ficarão inferior de 50 mm. Pontualmente, os acumulados podem ultrapassar 100 mm (tons vermelhos do planta supra) em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Núcleo-Oeste

As instabilidades persistirão com a atuação de um conduto de umidade, favorecendo a persistência das chuvas ao longo da semana em Goiás e Mato Grosso do Sul. Estão previstos acumulados supra de 80 mm em áreas de Mato Grosso e Goiás, podendo atingir 150 mm em algumas localidades (tons de rosa).

Em Mato Grosso do Sul o tempo inicia firme no prelúdios da semana, com áreas de instabilidades se formando a partir de 1 de janeiro e persistindo ao longo da semana, favorecendo acumulados supra de 50 mm no setentrião do estado.

Nordeste

A previsão indica que na fita leste e setentrião da região, há possibilidade de chuvas fracas ao longo da semana, enquanto na maior secção do interno o tempo permanecerá quente e com baixa verosimilhança de chuva.

No oeste da Bahia, do Piauí e em grande secção do Maranhão, espera-se acumulados supra de 40 mm, chegando a 80 mm em áreas maranhenses e baianas.

Setentrião

Áreas de instabilidade associadas ao calor e à subida umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados supra de 30 mm (tons de virente) em grande secção da região. As chuvas podem superar 80 mm em alguns locais (tons de vermelho a rosa) em áreas pontuais do Amazonas, do Pará e sul do Tocantins.

No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá provocar acumulados superiores a 100 mm. Já no setentrião do Pará e em grande secção de Roraima, os acumulados de chuva deverão permanecer inferior de 20 mm.

FONTE: CANAL RURAL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima