O Instagram fez mudanças nos últimos dias que parecem ter uma vez que objetivo atrair usuários do TikTok, enquanto o horizonte do aplicativo de vídeos curtos permanece incerto nos EUA.
Adam Mosseri, dirigente da plataforma de propriedade da Meta, disse na sexta-feira (17) que as grades de fotos de perfil do Instagram agora exibirão imagens uma vez que retângulos verticais, em vez dos quadrados característicos do aplicativo — um layout notavelmente semelhante à ar das páginas de perfil no TikTok.
No sábado (18), Mosseri afirmou que o Instagram aumentará a duração máxima dos vídeos do Reels de 90 segundos para três minutos — seguindo o exemplo do TikTok, que começou a incentivar os usuários a postar vídeos mais longos em 2023.
“Historicamente, só permitimos vídeos de até 90 segundos, devido ao nosso foco em vídeos curtos, mas ouvimos comentários de que isso é muito pequeno para aqueles que querem compartilhar histórias mais longas”, explicou ele em uma publicação no Instagram.
As atualizações podem marcar um esforço para atrair usuários a passar mais tempo na plataforma. O TikTok fechou o chegada para usuários dos EUA na noite de sábado (18), horas antes de uma lei que deveria proibi-lo entrar em vigor.
Mas se o Instagram esperava lucrar alguns novos usuários durante o fechamento do TikTok, as esperanças foram rapidamente frustradas. Presidente eleito dos EUA, Trump prometeu neste domingo (19) enunciar uma ordem executiva para restaurar o chegada ao TikTok, e o aplicativo pareceu voltar a permanecer on-line logo depois.
O Instagram não respondeu ao pedido de observação da CNN sobre as mudanças.
Desde que ganhou popularidade em 2020, o TikTok tem representado uma grande prenúncio competitiva ao Instagram — atraindo a atenção e o tempo dos usuários e forçando o aplicativo mais velho a reformular seu algoritmo.
O Instagram lançou o Reels pela primeira vez nos Estados Unidos em agosto de 2020, dias depois Trump anunciar planos de banir o aplicativo de vídeos breves no país.
E mesmo que o TikTok tivesse ficado offline por mais tempo, os usuários podem não ter necessariamente recorrido ao Instagram. Na semana que antecedeu o desligamento, outras alternativas ao TikTok — incluindo outro aplicativo de propriedade da China chamado RedNote — aumentaram em popularidade, enquanto os downloads do Instagram tiveram um aumento relativo.
Relembre as polêmicas envolvendo o TikTok