O governo de São Paulo divulgou a tábua de valores base do IPVA para 2025 no estado, na manhã desta quarta-feira (18).
As quantias venais são referentes aos veículos que serão base para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no próximo ano. Os valores foram apurados numa pesquisa da Instalação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que analisou 13.087 modelos e versões de veículos de todas as marcas.
O sege Porsche 918 Spyder, fabricado em 2015, pagará o maior IPVA em 2025. O valor será de R$ 542.276,00, já que o viatura é medido em R$ 13.556.900,00.
O veículo é híbrido, funcionando com motor a esbraseamento e uma bateria elétrica. Em São Paulo, existem unicamente 4 unidades do supercarro, entre uma frota de tapume de 29,4 milhões de veículos no estado.
Do totalidade da frota estadual, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Aliás, tapume de 950 milénio veículos também são considerados isentos do pagamento. É o caso para taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos
A alíquota do imposto permanece a mesma. Veja aquém:
- Carros de passeio: 4%
- Motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
- Caminhões: 1,5%
- Veículos de locadoras: 1%
Veja todos os detalhes do pagamento do IPVA 2025 cá.
Conheça o Porsche 918 Spyder
O supercarro foi apresentado na Alemanha em setembro de 2013 e produzido somente até 2015, mesmo ano de fabricação das unidades que estão em São Paulo.
Ele foi uma resposta da marca alemã a outros modelos concorrentes disponíveis na Europa, uma vez que o McLaren P1 e a Ferrari La Ferrari. Somente 918 unidades foram disponibilizadas em todo o mundo.
O Porsche conta com um sistema de suspensão e aerodinâmica de corrida e tecnologias que chegaram a carros de luxo unicamente nos últimos anos.
O 918 Spyder é híbrido, quebrando o paradigma de que modelos deste tipo são voltados unicamente à eficiência. A marca alemã equipou o esportivo com um motor a esbraseamento 4.6 V8, que entrega 608 cv de potência e 55 kgfm de torque, mesmo sem auxílio de turbo.
O sege ainda é constituído por um motor elétrico de 129 cv no eixo dianteiro e outro, de 156 cv, na traseira, que auxilia diretamente o propulsor convencional. No totalidade, o Porsche 918 Spyder entrega 887 cv.
Ele consegue apressar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 345 km/h. Em seu lançamento em 2015, o sege era vendido por tapume de R$ 3 milhões no Brasil, R$ 10 milhões a menos do que seu valor atual.