Um dos jacarés que habita o Parque Ecológico da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi oferecido uma vez que morto por populares, nesta sexta-feira (25), mas estava exclusivamente dormindo.
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu diversas denúncias de que o jacaré estava morto, depois pessoas que passavam pelo lugar avistarem o bicho imóvel na margem da chuva.
Técnicos da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) foram até o lugar e ao avistarem o jacaré constataram que o bicho estava exclusivamente dormindo.
A Lagoa da Pampulha conta com uma população de 17 jacarés, adultos, subadultos e filhotes, de congraçamento com um recenseamento populacional realizado pela Subsecretaria de Muito-Estar Bicho da Secretaria Municipal de Meio Envolvente.
“Mapeamos suas localizações preferenciais, territórios e áreas de reprodução por meio de GPS, visando a ininterrupção dos estudos ou possíveis intervenções futuras”, explica a pasta.
O incremento desta população de jacarés é lento, devido à subida predação de ovos e filhotes recém-nascidos por outras espécies de animais que habitam a região.
O estudo mostrou que não existe risco de superpopulação, descartando a premência de saracotear os animais.