O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (29) em mais uma reunião fora da agenda. Segundo apurou a CNN, Lira teria apresentado “cenários” sobre a sucessão na Mansão.
Depois o encontro no Planalto, o presidente da Câmara também esteve com possíveis candidatos na Residência Solene da Câmara em procura de entendimento para evitar que a disputa seja fragmentada.
Apesar da expectativa de aliados, Lira ainda não anunciou quem irá estribar. Elmar Promanação (União Brasil-BA) é o mais muito cotado.
No Planalto, entretanto, ministros apontam dificuldades para o deputado, visto que as disputas na Bahia, reduto do ministro da Mansão Social, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
Outro verosímil candidato é Antonio Brito (PSD-BA), nome próximo a Lula e com bom trânsito com a oposição.
Auxiliares de Lula, no entanto, têm pé detrás por conta da proximidade do presidente do PSD, Gilberto Kassab, com o governador Tarcísio de Freitas. Kassab é Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo.
Marcos Pereira (Republicanos-SP) aparece, logo, porquê eventual saída para atender tanto Lira quanto o governo. O parlamentar, no entanto, precisaria convencer o partido de Jair Bolsonaro a apoiá-lo. O PL tem a maior bancada da Mansão: 95 deputados.
Nos próximos dias, o presidente da Câmara também deve se reunir com o ex-presidente.