O Manchester City confirmou que Rodri ficará fora dos gramados por tempo indeterminado. Em um enviado divulgado na quarta-feira (25), o clube disse que o meio-campista espanhol sofreu uma lesão no ligamento do joelho recta durante o primeiro tempo do empate contra o Arsenal no último domingo (22) pela Premier League.
A nota informa ainda que o jogador viajou à Espanha para consultar um perito em seguida exames preliminares em Manchester. A equipe disse também: “A avaliação continua em curso para instituir a extensão totalidade da lesão e o prognóstico esperado”.
Posteriormente a vitória do por 2 a 1 na Despensa da Liga contra o Watford na última terça (24),o técnico Pep Guardiola disse que não espera que o meio-campista retorne tão cedo: Ainda não temos o [diagnóstico] definitivo, mas ele ficará fora por um longo tempo, um tempo”.
“Há algumas opiniões de que podem ser menos do que esperamos. No momento, não posso expor. Estamos esperando os últimos telefonemas dos médicos. O que ele tem e que tipo de cirurgia ele precisa fazer”, completou o técnico.
Rodri se estabeleceu porquê um dos jogadores mais importantes do City, que conquistou os últimos quatro títulos da Premier League, além da Liga dos Campeões em 2023. O meio-campista também desempenhou um papel fundamental na conquista do quarto título da Eurocopa da Espanha.
O desempenho pelo clube e pelo país o levou a ser um dos principais nomes entre os candidatos ao prêmio Globo de Ouro. Ele é um dos quatro jogadores do City indicados para a edição de 2024 do prêmio individual mais cobiçado do futebol.
Na temporada passada, a equipe de Guardiola perdeu unicamente três partidas da Premier League, e todas as três derrotas ocorreram durante um período em que Rodri estava suspenso. Desde a estreia do espanhol na Premier League, o City perdeu um terço dos jogos dos quais ele esteve ausente.
“Quando um time não joga com o melhor meio-campista do mundo por muito, muito tempo, é um grande golpe. Eu encontrarei uma solução. Existe uma opção, nós a faremos. Quando você tem um jogador que é insubstituível, porquê um time, temos que encontrar uma solução”, disse Guardiola.
O meio-campista sofreu a lesão unicamente cinco dias em seguida expor em uma coletiva de prelo que os jogadores estão perto de entrar em greve para reivindicar contra o aumento de jogos.
A enunciação foi feita antes do primeiro jogo do City na Champions League, que está com novo formato e fará com que alguns times joguem duas partidas extras antes da período eliminatória.