O Ministério da Cultivação ajustou o Zoneamento Agrícola de Risco Climatológico (Zarc) para a soja na safra 2024/25 em 16 estados e no Província Federalista. A revisão das datas, explicou a pasta em nota, foi feita para adequar o Zarc ao calendário de plantio de soja e ao vazio sanitário, estabelecidos pela Secretaria de Resguardo Agropecuária. Os ajustes foram publicados em portaria do ministério no Quotidiano Solene da União (DOU).
As mudanças no Zarc valem para o cultivo da oleaginosa no Província Federalista, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As datas de cultivo já haviam sido estabelecidas em portaria de 15 de maio, com os períodos de vigência específicos de entendimento com as condições climáticas e de solo de cada região.
Confira na palma da mão informações quentes sobre lavra, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Meato Rústico no WhatsApp!
Em Mato Grosso, principal produtor da oleaginosa, a semeadura deverá ser feita de 7 de setembro deste ano a 7 de janeiro de 2025. No Paraná, o plantio foi regionalizado, indo de 2 de junho a 19 de janeiro de 2025, conforme a região. No Rio Grande do Sul, a semeadura está autorizada de 1º de outubro a 28 de janeiro de 2025. Maranhão, Pará, Piauí, Santa Catarina e São Paulo também terão cronograma de plantio diferenciado por região.
O zoneamento objetiva reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e orienta o produtor quanto ao período adequado para semeadura da oleaginosa em cada região de entendimento com o solo e a variedade da cultura. A política define as áreas e os períodos de semeadura, de entendimento com probabilidades de perdas de produtividade de 20%, 30% e 40%. A licença de crédito rústico e a cobertura de seguro rústico estão vinculados ao Zarc.
Já o vazio sanitário, período de no mínimo 90 dias em que as áreas não podem manter vegetais de soja em qualquer período de desenvolvimento na dimensão determinada, é uma medida fitossanitária que integra o programa de controle da ferrugem asiática da soja. O calendário de semeadura é adotado também porquê medida fitossanitária complementar ao período do vazio sanitário, implementada no Programa Pátrio de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).