Melhoramento genético aumenta produtividade da pecuária leiteira em Rondônia

#Compartilhar:

A pecuária leiteira de Rondônia será um dos focos da Rondônia Rústico Show 2025, que acontece de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná. 

O Sebrae/RO levará ao evento tecnologias inovadoras para pequenos produtores, com destaque para o Sebraetec, que oferece soluções uma vez que a Fertilização In Vitro (FIV) e a Inseminação Sintético em Tempo Fixo (IATF), que aceleram o melhoramento genético do rebanho e aumentam a produtividade.

Essas técnicas são essenciais para prometer rebanhos mais eficientes e saudáveis, com maior qualidade e produção de leite. 

O Sebraetec oferece séquito técnico e consultorias especializadas, proporcionando aos produtores chegada a tecnologias que otimizam seus processos e aumentam a competitividade no mercado.

  • Participe do Porteira Ensejo Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Resultados comprovados na prática

Segundo Noelber Guaitolini, crítico de negócios do Sebrae, as soluções do Sebraetec já mostraram impacto positivo em várias propriedades.

A implementação das tecnologias de melhoramento genético resultou em aumentos significativos na produção de leite em fazendas atendidas pelo programa.

Outrossim, esses métodos ajudam a padronizar o proporção sanguíneo do rebanho, melhorando a uniformidade do leite e contribuindo para a rentabilidade das propriedades.

“Tivemos aumentos expressivos na produção diária de leite em algumas fazendas. Alguns municípios até fecharam parcerias conosco para levar o Sebraetec de melhoramento genético a seus produtores”, destacou Guaitolini. 

Tecnologia e sustentabilidade no agronegócio

A Rondônia Rústico Show 2025, a maior feira de agronegócios da Região Setentrião, é uma vitrine para inovações tecnológicas no campo. 

Com o tema “Do Campo ao Horizonte”, o evento deste ano reforça a valia de soluções sustentáveis para aumentar a produtividade da agropecuária.

Outrossim, o Sebrae/RO, parceiro estratégico da feira, continuará a concordar os produtores rurais por meio de programas uma vez que o Sebraetec, que apresenta tecnologias acessíveis e eficientes. 

A emprego dessas soluções vai além do aumento da produção de leite, garantindo que o setor seja mais competitivo e sustentável.

Guaitolini convida os produtores a conhecerem as tecnologias no estande do Sebrae/RO durante o evento, ressaltando que os resultados são concretos e podem ser aplicados em propriedades de diferentes portes.

FONTE: CANAL RURAL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima