MetSul reforça alerta sobre chuva intensa em estados do Sudeste

#Compartilhar:

Temporais com chuva poderoso a intensa devem atingir pontos do Sudeste do Brasil da tarde para a noite desta sexta-feira e durante o termo de semana | PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta sobre o risco de chuva localmente excessiva em estados do Sudeste do Brasil da tarde para a noite desta sexta-feira e em algumas áreas ainda no percurso do termo de semana. Acumulados isolados podem ser muito altos em curtos períodos com alagamentos, inundações repentinas, enxurradas e também transbordamento de córregos.

Um furacão extratropical se formou e se intensifica sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil durante esta sexta-feira. A frente fria associada ao furacão avança no percurso da sexta-feira pelo Núcleo-Oeste e o Sudeste do Brasil, o que vai substanciar a instabilidade em estados das duas regiões do Núcleo do Brasil.

Advertimos que a frente fria associada ao furacão traz um saliente risco de chuva localmente poderoso a intensa durante esta sexta-feira no Núcleo-Oeste e no Sudeste do Brasil à medida que reforça a instabilidade na região, coberta por ar tropical que e úmido.

Os estados com maior risco de chuva isoladamente intensa nesta sexta-feira são o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e secção de Minas Gerais, notadamente a superfície do Triângulo Mineiro (regiões de Uberlândia e Uberaba) e do Sul mineiro, e o Rio de Janeiro.

Já no sábado, os estados com maior potencial de chuva localmente intensa são Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais (maioria das regiões do estado), Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, apesar de ainda chover em algumas cidades, a instabilidade diminui consideravelmente e já ocorrem momentos de melhoria em diferentes pontos ao longo do dia.

O planta aquém aquém a projeção de chuva acumulada em 48 horas até às 21h do sábado no Sudeste do Brasil a partir do protótipo WRF, também disponível ao nosso assinante (assine ). São observados vários pontos isolados com chuva de 100 mm a 150 mm no períodos e que, isoladamente, podem ser até superiores.

METSUL

De concordância com os dados, o maior risco nesta sexta se concentra da tarde para a noite em setores do estado de São Paulo, do Sul de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro. Já amanhã, o risco se estende a mais áreas do território mineiro e ainda do Rio e do Espírito Santo.

Com isso, a MetSul Meteorologia adverte para uma muito subida verosimilhança de que se registrem episódios de chuva localizada muito intensos, capazes de esvaziar grande quantidade de chuva em pequeno período. Sob leste cenário, diferentes cidades podem tolerar com alagamentos, inundação repentina e transbordamento de córregos com riscos para a população nesta sexta-feira e durante o termo de semana. Áreas de relevo ainda podem ter deslizamentos de terreno.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao via no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima