Depois um término de semana muito quente em diversas regiões, o Brasil deve suportar uma viradela no tempo nesta semana. De contrato com a Climatempo, a partir de quinta-feira (22), uma frente fria de particularidade continental, associada a um tufão extratropical no mar, vai proceder sobre o país, trazendo chuva e derrubando as temperaturas no Meio-Sul.
A volume de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a do início de agosto, mas será suficiente para provocar uma queda significativa nas temperaturas, mormente nas áreas mais ao sul.
Sobe e desce das temperaturas
No planta supra, as áreas destacadas em azul deverão ter temperaturas entre 3 °C e 5 °C aquém da média para o mês de agosto, entre a próxima sexta (23) e terça-feira da semana que vem (27).
Já nas regiões em roxo, incluindo grande segmento do oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas poderão variar entre 5 °C e 7 °C aquém do normal para o período, sinalizando um retorno marcante do indiferente depois dias de calor.
Essa “gangorra térmica” é um fenômeno generalidade nesta estação do ano, mas sua intensidade em 2024 tem sido particularmente marcante.
Segundo a Climatempo, o Brasil vive um agosto de extremos, e os próximos dias prometem continuar essa tendência, com uma novidade queda nas temperaturas que trará refrigério para aqueles que sentiram o calor intenso, mas também exigirá atenção às mudanças bruscas de clima.