Veja uma vez que o clima irá se comportar neste final de semana em todo o Brasil:
Confira na palma da mão informações quentes sobre lavra, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Conduto Rústico no WhatsApp!
Sábado (31)
Sul
A atuação de um furacão em alto-mar na profundidade do Rio Grande do Sul vai dar origem a uma novidade frente fria que reforçará a quesito de tempo mais instável sobre o centro-sul e oeste do estado, com risco de chuva possante, mormente na Campanha gaúcha. Porto Jubiloso terá sol com pancadas de chuva mais rápidas. Curitiba e o litoral do Paraná podem principiar o dia com nevoeiro, e haverá muitas nuvens no leste de Santa Catarina, mas sem chuva. O setentrião do Paraná seguirá com tempo muito sequioso. O mar já pode permanecer buliçoso na costa da região.
Sudeste
Pouca chuva, devido à umidade que vem do mar no litoral e no setentrião do Espírito Santo. Subida pressão impedirá a formação de instabilidades nas demais áreas da região. Dia de sol, quase sem nuvens no firmamento no interno de Minas Gerais e São Paulo. A umidade fica baixa, e o potencial de queimadas volta a preocupar o extremo setentrião e oeste paulista. Sem chuva em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Núcleo-Oeste
Ar extremamente sequioso novamente sobre a região, com valores de umidade relativa do ar em alerta; as temperaturas máximas sobem à tarde, fazendo calor. Não há previsão de chuva.
Nordeste
O tempo segue instável, com sol entre nuvens e chuva a qualquer hora no leste e sul da Bahia; pode chover a qualquer momento no litoral de Alagoas. O sol aparece nas demais áreas da costa leste nordestina, e pode chover de maneira mais rápida em Maceió, Natal, Recife e São Luís. O tempo segue firme e sequioso no interno do Nordeste, sem chuva em Teresina e Fortaleza.
Setentrião
Dia de sol e pancadas de chuva associadas ao calor e à umidade entre o setentrião do Amazonas, o estado de Roraima, o noroeste do Pará e o Amapá. Chove fraco exclusivamente no litoral do Pará, mas Belém segue com tempo firme. A tira sul da região segue sem chuva, com muito calor e baixa umidade do ar.
Domingo (1º)
Sul
A frente fria se desloca e aumenta as condições de chuva possante no setentrião, na Serra do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, e no sudoeste do Paraná; o dia já fica mais encoberto e pluvioso. Firmamento nublado e condições de garoa no centro-sul, litoral gaúcho e na grande Porto Jubiloso. O tempo fica firme exclusivamente no litoral, leste e setentrião do Paraná, com um pouco de vento. Pode chover a qualquer hora em Florianópolis.
Sudeste
Domingo de sol, tempo firme e sequioso na maior segmento da região, com temperatura subindo muito devido à quesito de pré-frontal. A umidade do ar pode permanecer em atenção em Belo Horizonte, na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo, com valores aquém de 30%; alerta para o interno paulista, onde os valores de umidade relativa podem permanecer aquém de 20%.
Núcleo-Oeste
O deslocamento de uma frente fria no sul aumenta a quantidade de nuvens no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas não chove. O soberania ainda é de ar sequioso e tempo firme nos três estados e no Região Federalista. Valores de umidade relativa do ar podem permanecer em alerta em Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Nordeste
Sol entre nuvens e chuva a qualquer momento em Alagoas e Sergipe. Salvador pode amanhecer com chuva fraca, que perde força já no início da tarde. O tempo firme e o calorão ainda são destaques no interno do Nordeste, com um pouco de vento e umidade em alerta.
Setentrião
Tempo firme na capital Belém, em Macapá, Porto Velho e Palmas, com destaque para as máximas muito altas durante a tarde. Chuva concentrada no Acre, Amazonas e em Roraima, podendo ocorrer durante o término do dia em forma de pancadas mais irregulares.