Tempestades violentas atingiram os Estados Unidos entre sexta-feira e hoje, deixando ao menos 37 mortos. Tornados, ventos fortes e tempestades de poeira causaram ruína em vários estados do núcleo e sul.
BRAD VEST/GETTY IMAGES/AFP/METSUL
Em Missouri, um morador encontrou cinco corpos entre os escombros de uma morada destruída. Autoridades confirmaram pelo menos 12 mortes no estado devido aos tornados.
No Mississippi, seis pessoas morreram e três estão desaparecidas. O governador Tate Reeves confirmou os números e alertou sobre danos significativos em várias regiões.
No Alabama, estradas ficaram intransitáveis e casas foram destruídas. O xerife do condado de Dallas confirmou uma morte relacionada à tempestade.
Três mortes foram registradas no Arkansas. A governadora Sarah Huckabee Sanders declarou estado de emergência para agilizar a resposta aos danos causados.
Um acidente no Kansas envolveu mais de 50 veículos durante uma tempestade de poeira. Oito pessoas morreram no engavetamento causado pela baixa visibilidade.
No Texas, três pessoas morreram em colisões durante outra tempestade de poeira. O fenômeno reduziu drasticamente a visibilidade nas rodovias da região.
Oklahoma registrou mais de 130 incêndios, queimando 266 milénio hectares. O governador Kevin Stitt perdeu sua morada em um rancho no nordeste do estado.

BRAD VEST/GETTY IMAGES/AFP/METSUL

BRAD VEST/GETTY IMAGES/AFP/METSUL
O tempo a severo chegou à Costa Leste neste domingo com menor intensidade. Ventos fortes foram a principal ameaço de Virgínia a Novidade Jersey.
Estados uma vez que Delaware, Novidade Jersey, Pensilvânia, Novidade York e Virgínia ficaram sob alerta de tornados e ventos fortes neste domingo à tarde. Atrasos ocorreram em aeroportos de Washington, Novidade York e Filadélfia.

NWS
Em algumas áreas, os acumulados chegaram a 125 mm, principalmente na Virgínia Oriental e Carolina do Setentrião. Novidade York registrou até 50 mm de chuva.
O sistema de tempestades deve se alongar nesta segunda-feira, proporcionando uma pausa no clima extremo por alguns dias.
Meteorologistas alertam que mais tempestades podem ocorrer antes do termo de março, com novos episódios de tempo severo esperados.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao conduto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.