Uma nuvem rolo se formou na fronteira Oeste no primórdio deste sábado. O dia começou com muitas nuvens devido ao progressão de áreas de instabilidade que chegaram da Argentina. Nuvens de chuva acompanharam a instabilidade e na madrugada provocaram pancadas de chuva em cidades do Oeste uma vez que Uruguaiana, Quaraí e Dom Pedrito. Os acumulados não foram expressivos e ficaram ao volta de 5 mm.
A presença das nuvens desde cedo provocou acentuado declínio da temperatura. Hoje as 14h o Instituto Vernáculo de Meteorologia registou 23,7°C em Quaraí, ao passo que ontem no mesmo horário fazia 34,7°C, ou seja, 12°C a menos. Já no vale do Taquari ocorreu o oposto. Ontem Teutônia teve temperatura de 29,8°C às 14h00 e hoje faz 33,7°C.
Por outro lado, a presença dessas nuvens e do vento favorece a formação de uma nuvem rolo que foi registrada em Santana do Livramento pelo fotógrafo Fabian Ribeiro. O fotógrafo fez um vídeo com drone que deu uma teoria melhor da sua dimensão e extensão.
Nuvens do tipo rolo, ou volutus, têm sua gênese a partir de diferenças de velocidade e direção dos ventos em diferentes níveis de altitude, na secção da baixa da atmosfera, uma vez que se formam em camadas mais baixas. Estas nuvens podem ter centenas de quilômetros de extensão e não vasqueiro chamam atenção nas imagens de satélite. Muitas vezes se formam na vanguarda de uma volume de ar mais insensível, uma vez que era o caso de hoje de manhã no Uruguai. A nuvem rolo da espécie volutus está relacionada com os gêneros Altocumulus e Stratocumulus. Ou seja, pode ser uma Altocumulus volutus (mais subida e menos alongada) ou Stratocumulus volutus (mais baixa e mais alongada). A espécie foi oficialmente incluída no Atlas Internacional de Nuvens da OMM em 2017.