A chuva de meteoros Líridas (ou Lyridas) atinge seu pico na madrugada de segunda (21) para terça-feira (22), e poderá ser vista do Brasil.
Uma chuva de meteoros ocorre quando um grande número de corpos entra na atmosfera da Terreno ao mesmo tempo, gerando várias “estrelas-cadentes”.
Os meteoros são sobras de asteroides quebrados e partículas de cometas que se espalham em trilhas de poeira orbitando o Sol. Todos os anos, a Terreno passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no firmamento à medida que esquentam e se desintegram na atmosfera terrestre.
Líridas
Os fragmentos da chuva de meteoro Líridas são deixados pelo cometa Thatcher enquanto levante orbita o Sol.
A chuva de abril recebe levante nome em homenagem à constelação de Lyra, considerada o radiante da chuva, ou seja, o ponto no firmamento de onde os meteoros parecem se originar. A melhor forma de observar a chuva é durante a madrugada, na direção setentrião do firmamento.
As Líridas são uma das mais antigas chuvas de meteoros registradas – de convénio com alguns textos históricos chineses, a chuva já é conhecida há mais de 2.500 anos.
Porquê observar uma chuva de meteoros?
As chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros, já que até a luz da Lua pode atrapalhar sua visualização no firmamento.
Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento porquê telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do firmamento pode ser comprometida se a lua estiver enxurro ou quase enxurro, a depender do período do mês.
Dicas para observar melhor uma chuva de meteoros:
Segundo portal Time And Date, tudo que você precisa é de um firmamento simples, sem nuvens e bastante paciência. Além, é simples, de saber se está olhando para o sítio claro no firmamento — o planta interativo do site pode ajudar com isso.
- Encontre um sítio de reparo solitário, longe das luzes da cidade. Uma vez no sítio, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se afazer com o escuro.
- Ligeiro um cobertor se fizer indiferente no sítio ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
- Depois de encontrar seu sítio de reparo, se deite no soalho e olhe para o firmamento. Um planta interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais superior o radiante estiver supra da risca do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
- As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do firmamento.
Groenlândia: Cientistas encontram cidade secreta construída sob o gelo