Um grupo de imigrantes chegou a Porto Feliz, portanto capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18 de julho de 1824. E, vindos pelo Rio dos Sinos, do qual nome se dá por sua tortuosidade, 39 pessoas alcançaram em 25 de julho de 1824 o hoje município de São Leopoldo, no Vale do Sinos.
Ali desembarcaram grupos provenientes sobretudo da região de Hunsrück, portanto pertencente à Prússia, perto da espaço entre os rios Reno e Mosela, mas também da Saxônia, Württemberg e Saxônia-Coburgo.
Traziam na bagagem seu modo de vida, religião e cultura. De lá para cá, os imigrantes desenvolveram vilas e cidades, formaram famílias, fundaram negócios e ajudaram a edificar segmento da história do Rio Grande do Sul. Estima-se que 5% da população brasileira ou mais de 10 milhões de pessoas tenham origem alemã.
Neste 25 de julho de 2024, dia dos 200 anos da colonização alemã, o Rio Grande do Sul, princípio da comunidade de origem germânica no Brasil, terá um dia de sol e nuvens com temperatura supra da média na maioria das localidades gaúchas.
O sol aparece com nuvens em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quinta. O progressão de frente fria traz chuva isolada na primeira metade do dia em pontos da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul.
Nas demais regiões, embora não se descarte chuva muito isolada no Meio do estado, o tempo firme predomina. Será o caso da Metade Setentrião gaúcha que terá outro dia com o soberania do sol, embora nuvens apareçam.
O dia amanhece com temperatura amena e a tarde segue com temperatura subida para julho, apesar de menos quente que ontem na maioria das cidades. Em vários locais, porquê do Oeste e do Sul, as mínimas ocorrem no término do dia. Na costa, chance ainda de nevoeiro costeiro em segmento da orla.
No Vale do Sinos, princípio da colonização alemã, esta quinta-feira do bicentenário vai ser de sol com passagem de algumas nuvens no transcurso do dia. O amanhecer com 13ºC em São Leopoldo vai dar lugar a uma tarde quente para julho com máximas de até 27ºC a 28ºC no vale.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meio no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.