Imagine que você vá ao médico e, além de se sentir protegido e amparado, o profissional tenha chegada a todo o seu prontuário, saiba seu histórico de saúde, incluindo exames e tratamentos anteriores, e que ainda possa se transmitir com outros profissionais que já cuidaram de você, para entender melhor o seu quadro galeno e oferecer o tratamento mais adequado.
Foi justamente para oferecer um atendimento 360° que a Hapvida, maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, adotou um protótipo não exclusivamente verticalizado, com serviços realizados em sua rede própria, mas também integrado. Esse protótipo visa cuidar de toda a jornada de saúde dos mais de 15,7 milhões de clientes, em todas as etapas da vida, com foco na promoção da saúde e na prevenção, garantindo qualidade de vida e, sempre que necessário, o melhor tratamento.
As vantagens do zelo integrado
No Brasil, o protótipo de zelo à saúde preponderante é um protótipo que atua em silos, com diferentes partes atuando de forma independente e em momentos pontuais. É um protótipo que foca no tratamento da doença, sem o seguimento de toda a jornada do paciente ou que priorize a promoção da saúde. Por exemplo, a equipe hospitalar que trata um paciente muitas vezes não tem chegada ao seu histórico médico completo e, depois a subida, não acompanha seu progresso. Mas será que esse quidam vai tomar o remédio corretamente? Seguir a dieta adequada? O mais provável é que, ao retornar, apresente um quadro galeno ainda mais grave.
Na contramão desse protótipo fragmentado, a Hapvida, focada em sua missão de dar chegada à saúde de qualidade, adota um sistema de zelo integrado, no qual os dados do paciente estão disponíveis em qualquer unidade da sua rede própria.
No protótipo integrado da Hapvida, toda a jornada do cliente é acompanhada, desde a prevenção até o tratamento, com foco contínuo na promoção da saúde e no objetivo de prometer uma vida plena. Os profissionais de saúde têm chegada ao histórico completo dos pacientes, participam ativamente de todas as etapas do zelo e mantêm uma notícia uniforme entre si. Essa integração permite definir a melhor conduta clínica para cada caso, promovendo um atendimento completo, personalizado e centrado no paciente.
Coligado aos altos padrões de qualidade assistencial, a tecnologia e a estrutura da rede própria de atendimento da Hapvida, o Sistema Integrado ganha ainda mais robustez e fluidez por meio da verticalização dos serviços prestados em hospitais, prontos-socorros, clínicas e laboratórios da maior rede de saúde e odontologia da América Latina. Essa abordagem possibilita um zelo personalizado, desempenado à jornada de cada paciente. Independentemente do ponto de atendimento, suas informações estão disponíveis para os profissionais de saúde por meio do prontuário eletrônico, garantindo perenidade e precisão no zelo.
Um exemplo prático desse protótipo é o seguimento de pacientes crônicos, que geralmente convivem com múltiplas patologias e medicações. No sistema integrado da Hapvida, todos os profissionais envolvidos têm chegada ao histórico do paciente, colaboram entre si e definem uma risco de zelo unificada. Isso evita que diferentes médicos prescrevam tratamentos isolados e desconectados, assegurando uma abordagem coordenada e eficiente para a evolução do paciente.
Atenção aos pacientes crônicos
Epidemiologicamente, de cada 1.000 pessoas, de 2 a 3 apresentam doenças crônicas complexas. Há mais de 27 anos, o CASE, Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos e Altamente Complexos da Hapvida, se dedica ao zelo integral de pacientes com doenças crônicas e altamente complexas, reforçando seu compromisso com a vida e o bem-estar dos beneficiários.
Com o propósito de melhorar significativamente os desfechos em saúde, o CASE adota estratégias e planos terapêuticos personalizados, focados no manejo precoce dos sintomas, reparação e, supra de tudo, na promoção da qualidade de vida. Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar dedicada a estribar cada paciente em sua jornada de saúde.
O CASE conta com uma medial telefônica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento rápido e eficiente, reduzindo a urgência de idas ao pronto-socorro e auxiliando na prevenção de complicações e internações prolongadas, além de relatar com unidades especiais de atendimento para pacientes crônicos. O programa tem oferecido excelentes resultados: atualmente atende mais de 20 milénio beneficiários que tem apresentado uma melhoria significativa na sua qualidade de vida.
Foco na promoção da saúde e na prevenção
Para a Hapvida, cuidar da saúde é muito mais que tratar doenças. Para isso, oferece aos seus beneficiários e familiares um concepção de Assistência Integral à Saúde, que vai desde a promoção uniforme da saúde por meio de cuidados preventivos até o tratamento de doenças de maior dificuldade em linhas de zelo customizadas para o seguimento desses pacientes crônicos.
Com foco na qualidade de vida de seus clientes, a operadora conta com o Qualivida, uma superfície focada na promoção da saúde e na prevenção, através de várias linhas de zelo que visam o seguimento uniforme dos pacientes inseridos nesses programas por uma equipe multidisciplinar especializada.
Além desse seguimento, os quase 200 milénio participantes do Qualivida contam com atendimento em unidades referenciadas, suporte telefônico, grupos terapêuticos, além de palestras interativas sobre diversos temas, porquê, por exemplo, tabagismo, obesidade, qualidade de vida, entre outros. No caso dos clientes corporativos, as empresas, além das iniciativas de promoção da saúde e prevenção de doenças, também contam com palestras customizadas e materiais informativos para ações de prevenção.
Veja as principais linhas de zelo do Qualivida:
- Viver Muito Diabetes
- Sinta-se muito (Renal Crônico)
- Viva Ligeiro com a Pilastra
- PAI – Programa de Atenção aos Idosos
- Grupo de Pedestal ao Paciente Oncológico
- GAPO (Grupo de Pedestal para Pacientes com Obesidade)
- Cardio Vida (para pacientes com problemas cardiológicos)
- Programa Gravidez Segura (Desvelo próprio devotado a todas as gestantes)
Sempre com foco em um atendimento de cimeira padrão de qualidade, com investimento uniforme em tecnologia e estrutura, e através da capacitação dos seus profissionais e das suas linhas de zelo, focadas na promoção da saúde e na prevenção, a Hapvida vem proporcionando chegada à saúde integrada de vantagem para gerações de brasileiros.
Acesse o site da Hapvida NotreDame Intermédica e saiba mais.
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