O surfista Gabriel Medina pode ter sua medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ameaçada. A Federação Peruana de Surfe (FENTA) anunciou que apresentará uma reclamação solene para tentar virar o resultado da prova. A organização acredita que osurfista peruviano Alonso Correa foi prejudicado na disputa. Pedro Scooby, também surfista e companheiro de Medina, fez um trocadilho quanto a situação.
“Reclama com o meu peru”, comentou ele, numa publicação sobre o caso no Instagram. Scooby, que também é surfista, está em Paris para fazer a cobertura do surfe pela CazéTV.
O presidente da federação peruana, Jaime Gensollen, explicou que já entrou com a reclamação e que está aguardando uma resposta do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em entrevista à rádio Ovación, ele disse que foi “evidente o roubo cometido”.
O porta-voz da federação, Richard Navarrete, complementou as declarações do presidente: “Medina pegou a segunda vaga, e Alonso a primeira. Ele deveria ter proveito por uma boa margem de remada, mas não foi isso que aconteceu. Alonso chegou primeiro. A vaga que Medina pegou definiu a bateria, com mais de 7 pontos, o que fez a diferença. Temos todas as provas a nosso obséquio e queremos que o resultado seja revisto”, afirmou.
O próprio Alonso deu sua versão da situação. “Nós dois terminamos [as ondas] nas pedras. Consegui trespassar antes de lá, cheguei antes ao fundo, estava adiante dele, e ainda assim deram a prioridade a ele. Foi muito estranho. Ele pegou uma vaga depois de mim e, se chegamos quase juntos, a prioridade deveria ser de quem pegou a vaga primeiro. Isso mudou completamente a bateria”, afirmou.
“Foi uma decisão do juiz de prioridade de dar a vantagem para Gabriel. Depois disso, não pude fazer zero, só me restou esperar por uma vaga melhor, que não apareceu”, completou ele.
Navarrete acrescentou que vai se reunir com a equipe técnica e com a segmento jurídica da FENTA o mais rápido verosímil. Embora a entrevista de Gensollen tenha sido transmitida nesta sexta (9), ainda não há atualizações quanto ao processo.