O plantio da soja em Júlio de Castilhos, na região mediano do Rio Grande do Sul, começou de conciliação com o zoneamento agrícola de risco climatológico, que permite a semeadura a partir de 10 de outubro. De conciliação com informações da Safras & Mercado, até o momento, a semeadura alcançou muro de 2% da superfície prevista, com uma intensificação esperada a partir do dia 20 deste mês.
Confira na palma da mão informações quentes sobre cultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Conduto Rústico no WhatsApp!
As condições climáticas estão favoráveis no município, com dias de sol e previsão de chuvas entre a noite de hoje e amanhã. Essa combinação de fatores é fundamental para o sucesso da colheita, pois, depois as chuvas, a expectativa é de dias favoráveis para o cultivo.
O Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a superfície totalidade para o cultivo de soja em Júlio de Castilhos seja de aproximadamente 104,2 milénio hectares, sendo unicamente 1,8 milénio hectares irrigados. A expectativa é que, com o clima favorável, os produtores consigam maximizar a produtividade nas próximas semanas.