A MetSul Meteorologia alerta para o cumeeira risco de chuva poderoso a intensa de caráter localizado a muito localizado nas próximas horas, principalmente durante a tarde desta segunda-feira, na Metade Leste do Rio Grande do Sul.
A imagem de satélite das 11h da manhã desta segunda mostrava o tempo muito sincero com sol e períodos de firmamento simples no Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul, mas na Metade Leste gaúcha havia muitas nuvens com chuva e garoa em diferentes pontos.
A instabilidade na Metade Leste é de circulação ciclônica com dois sistemas ciclônicos a Leste do Rio Grande do Sul, sendo um o tufão subtropical Biguá em processo de dissipação e o segundo (maior) um tufão extratropical no Atlântico Sul.
Sempre que há circulação ciclônica costumam ocorrer pancadas de chuva isoladas e que não vasqueiro são de poderoso intensidade ou mesmo torrenciais. Às vezes, estas pancadas se dão até com trovoadas ou saraiva, uma vez que se formam nuvens de maior desenvolvimento vertical do tipo Torre Cumulus (TCu) ou Cumulonimbus (Cb).
Ciclones ocorrem em todas as estações do ano, mas no período entre novembro e março a atmosfera está mais aquecida. Assim, há combinação de ar mais quente, maior umidade e baixa pressão atmosférica que cria o envolvente favorável para chuva poderoso a torrencial, mas sempre em pontos localizados.
Uma vez que é a hora mais quente do dia e ocorrem aberturas temporárias isoladas com sol que elevam a temperatura, o período de maior risco destas pancadas localizadas fortes a intensas de chuva é justamente o período da tarde.
Já a região de maior risco destas pancadas isoladas fortes a torrenciais é justamente a Metade Leste gaúcha, onde atua a circulação ciclônica que forma nuvens do tipo Cumulus com as precipitações localizadas que, em alguns pontos, podem fomentar até alagamentos.
Porto Contente e região metropolitana estão entre as áreas de risco destas pancadas de chuva mais fortes, dentre as demais áreas do Leste do Rio Grande do Sul que incluem também, por exemplo, a Serra e o Litoral.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.