Em 2025 o firmamento será iluminado 13 vezes nos picos das chuvas de meteoros que cruzam o firmamento em vários momentos do ano. Nestes momentos, as “estrelas cadentes” — formadas por rochas extremamente quentes caindo na direção da Terreno — são visíveis a olho nu e promovem um verdadeiro espetáculo.
Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento uma vez que telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do firmamento pode ser comprometida até pela Lua, se estiver enxurro ou quase enxurro, a depender do período do mês. Para facilitar a visualização, recomenda-se que se esteja em locais muito escuros.
A Sociedade Americana de Meteoros (AMS) especifica, conforme se aproxima a data do pico de cada chuva de meteoros, o horário aproximada em que o fenômeno será visível e uma vez que será melhor encontrá-las no firmamento.
Veja quais chuvas de meteoros acontecerão em 2025
- 2 a 3 de janeiro: Quadrântidas
- 21 a 22 de abril: Líridas
- 3 a 4 de maio: eta Aquáridas
- 29 a 30 de julho: Delta Aquáridas do Sul
- 29 a 30 de julho: Alpha Capricornídeos
- 12 a 13 de agosto: Perseidas
- 22 a 23 de outubro: Oriônidas
- 3 a 4 de novembro: Táuridas do Sul
- 8 a 9 de novembro: Táuridas do Setentrião
- 16 a 17 de novembro: Leônidas
- 12 a 13 de dezembro: Geminídeos
- 21 a 22 de dezembro: Úrsidas
O que é uma chuva de meteoros?
Segundo a Nasa, a chuva de meteoros é o fenômeno em que muitos meteoros entram na atmosfera da Terreno. A filial explica que à medida que a rocha espacial cai na direção da Terreno, a resistência do ar sobre a rocha a torna extremamente quente, e vemos uma “estrela cadente”.
“Essa tira refulgente não é realmente uma rocha, mas sim o ar quente e refulgente à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera”, explica a filial espacial dos EUA.
Isso acontece com alguma frequência porque, à medida que um cometa se aproxima do Sol, segmento da sua superfície gelada evapora, liberando partículas de poeira e rocha, que são detritos espalhados ao longo do trajectória.
“Várias vezes por ano, enquanto a Terreno faz a sua viagem em torno do Sol, a sua trajectória cruza a trajectória de um cometa, o que significa que a Terreno se choca contra um monte de detritos de cometa.
Porquê observar uma chuva de meteoros?
As chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros.
Normalmente não é preciso usar um equipamento uma vez que telescópio ou binóculo, mas, uma vez que já dito, a visibilidade do firmamento pode ser comprometida até pela lua a depender do período do mês.
Dicas para observar melhor a uma chuva de meteoros:
Segundo o portal Time And Date, tudo que você precisa é de um firmamento sem nuvens e bastante paciência. Além, é simples, de saber se está olhando para o sítio claro no firmamento — o planta interativo do site pode ajudar com isso.
- Encontre um sítio de reparo só, longe das luzes da cidade. Uma vez no sítio, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se afazer com o escuro.
- Ligeiro um cobertor se fizer indiferente no sítio ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
- Depois de encontrar seu sítio de reparo, se deite no soalho e olhe para o firmamento. Um planta interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais sobranceiro o radiante estiver supra da risco do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
- As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do firmamento.
Quais são as principais tendências na tecnologia para 2025?