A mastigação é o grande pontapé inicial do processo de digestão e, porquê tal, merece atenção reduplicado. É ali que os mantimentos são triturados e preparados para passar pelo estômago, a partir de onde os nutrientes serão digeridos e absorvidos.
A ineficiência nesse processo inicial pode promover problemas gástricos e nutricionais, inclusive a longo prazo. Uma mastigação equivocada poderia fazer com que a comida chegue ao estômago sem estar pronta para as reações que acontecem no órgão.
Segundo Adriele Cristina Stein, dentista da Verbal Sin, é importante manter a saúde bucal em dia com a ajuda de um profissional do ramo.
“A mastigação é fundamental não exclusivamente para a digestão, mas para a saúde porquê um todo. Negligenciar a perda de um dente, achando que os demais compensarão, é um equívoco que pode levar a sérias consequências funcionais e estéticas”, afirma Stein.
“O dentista é o profissional mais qualificado para diagnosticar e tratar problemas relacionados à mastigação inadequada. Consultas regulares permitem a identificação precoce de possíveis complicações e a adoção de medidas preventivas adequadas”.
A dentista recomenda cinco dicas para quem quer manter a eficiência da mastigação e evitar danos à saúde gástrica. Veja aquém:
- Coloque porções menores de comida na boca
- Mastigue de forma equilibrada dos dois lados da boca
- Mastigue cada porção entre 15 e 20 vezes, garantindo que o comida esteja muito triturado e misturado à seiva antes de ser engolido
- Prefira mantimentos de diferentes texturas: frutas e legumes crus fortalecem os músculos da mastigação e estimulam a produção de seiva, principal para a digestão
- Mantenha a saúde bucal em dia e faça consultas regulares ao dentista
Veja também: Dentista diz três costumes errados de se fazer com os dentes
Transtornos alimentares afetam saúde bucal: porquê dentista ajudam