Um relâmpago abriu um buraco de quase um metro na pista do Aeroporto Regional de Shenandoah Valley, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O fenômeno ocorreu entre a noite de quarta-feira (9) e a madrugada de quinta (10), durante uma tempestade intensa.
DIVULGAÇÃO
Segundo Heather Ream, do aeroporto, a suspeita é de que um poste de iluminação tenha recebido o impacto direto. A força, portanto, teria se dissipado pelo solo até atingir a pista, fazendo o asfalto explodir. Estilhaços foram lançados a mais de 30 metros de intervalo.
O relâmpago foi extremamente potente: atingiu 46 milénio amperes. Para efeito de verificação, uma residência geral consome entre 15 e 20 amperes. Segundo o profissional em segurança contra raios Chris Vagasky, esse tipo de evento, embora incomum, pode ocorrer em áreas abertas uma vez que aeroportos.
Vagasky explicou que raios fortes podem explodir concreto, árvores e outros materiais, lançando destroços em subida velocidade. Ele lembrou de um caso na Geórgia, anos detrás, quando um relâmpago atingiu uma árvore durante um torneio e causou ferimentos em várias pessoas atingidas por pedaços de madeira.
O buraco na pista tinha aproximadamente 90 centímetros de comprimento e 20 centímetros de profundidade. Nenhuma avião estava em operação no momento, e ninguém ficou ferido.
O aeroporto, que opera somente dois voos comerciais por dia com jatos Embraer E145 da Contour Airlines, realizou os reparos rapidamente, sem impactos aos passageiros.
O mesmo sistema de tempestade atingiu no final da tarde da quarta-feira a capital dos Estados Unidos Washington D.C. com quedas de árvores por vento perto de 90 km/h e alagamentos em razão da chuva intensa.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.