Segmento do Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas congelantes no primícias desta quinta-feira (3), mas com número de cidades com temperatura negativa muito subalterno aos das madrugadas de ontem e da terça-feira, mostram dados em levantamento feito pela MetSul Meteorologia.
FABIAN RIBEIRO
As menores temperaturas no primícias desta quinta-feira se concentraram no Oeste e, em privativo, no Sul gaúcho, onde o tempo estava mais desimpedido e sedento, favorecendo um maior resfriamento noturno.
A menor temperatura desta quinta no Rio Grande do Sul foi observada novamente na estação meteorológica pessoal de baixada situada no município de Pinho Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros indicaram -6,1ºC.
Ontem, esta mesma estação registrou uma temperatura mínima de -6,1ºC, a mais baixa deste ano até agora no Rio Grande do Sul e uma das mais baixas em anos no estado gaúcho.
O insensível foi tão intenso ainda no Sul gaúcho no primícias desta quinta no Sul gaúcho que a cidade de Rio Grande registrou uma mínima de 1,7ºC, mesmo estando à beirada do mar, onde o efeito da maritimidade impede extremos maiores de insensível.
Na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra, as temperaturas não caíram muito por conta da copioso presença de nebulosidade durante a madrugada que impediu resfriamento maior.
Esta quinta marca ainda o 28º dia de 2025 em que a temperatura cai inferior de zero no território gaúcho. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 16 em junho e três até agora no mês de julho.
O Rio Grande do Sul enfrentou uma poderoso tamanho de ar insensível na semana passada e desde o domingo sofre os efeitos de uma segunda tamanho de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve que caiu em 16 das 23 províncias argentinas.
Veja as mínimas do Rio Grande do Sul hoje
Confira na lista a seguir as temperaturas mínimas observadas nesta quarta-feira (2) em municípios do Rio Grande do Sul que caíram inferior de zero a partir de dados de estações automáticas do Instituto Vernáculo de Meteorologia, Epagri, Secretaria da Lavoura, universidades e estações particulares.
Pinho Machado: -6,1ºC
Pedras Altas: -5,3ºC
Herval: -3,1ºC
Hulha Negra: -2,9ºC
Pontão: -2,3ºC
Dom Pedrito: -2,2ºC
André da Rocha: -2,1ºC
Getúlio Vargas: -1,7ºC
Livramento: -1,6ºC
Chuí: -1,4ºC
Jaguarão: -1,3ºC
Cerrito: -1,2ºC
Piratini: -0,7ºC
Caçapava do Sul: -0,7ºC
Monte Jubiloso dos Campos: -0,7ºC
Carazinho: -0,7ºC
Vacaria: -0,7ºC
Almirante Tamandaré do Sul: -0,6ºC
Bagé: -0,4ºC
Barra do Quaraí: -0,3ºC
Quaraí: -0,2ºC
Pedro Osório: -0,2ºC
Diferentemente de ontem e anteontem, quando centenas de municípios registraram temperaturas inferior de zero, o extenuação da tamanho de ar insensível e o ingresso de nebulosidade em segmento do estado reduziu muito hoje o número de cidades com marcas negativas.
Mínimas na Grande Porto Jubiloso
A região metropolitana de Porto Jubiloso teve nesta quinta-feira uma madrugada muito menos fria que as anteriores pela nebulosidade que deixou o firmamento encoberto e trouxe até garoa. O amanhecer desta quinta tinha praticamente as mesmas temperaturas do término da tarde de ontem.
Na capital, as mínimas na rede do Instituto Vernáculo de Meteorologia foram de 9,0ºC no Jardim Botânico e 9,8ºC em Belém Novo. Na Grande Porto Jubiloso, os termômetros indicaram 6,9ºC em Campo Bom; 8,4ºC em Viamão e Novidade Santa Rita; 8,5ºC em Gravataí; e 8,9ºC em São Leopoldo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter aproximação ao meio no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.