Fortes explosões abalaram a capital da Ucrânia, Kiev, na manhã desta segunda-feira (2), quando a Rússia lançou mísseis e provocou incêndios no país, danificando casas e infraestrutura, disseram autoridades.
O espaçoso bombardeio, uma semana depois a Rússia lançar seu maior ataque distraído à Ucrânia desde o início da guerra em larga graduação no início de 2022, coincidiu com o primeiro dia de volta à escola para muitas crianças.
“Era para ser escola hoje”, disse Alina, paragem no recinto de uma escola. “Estávamos dormindo e acordamos com um estrondo”, disse sua amiga Amina.
Um multíplice esportivo de uma universidade na Rússia foi destruído depois ataques ucranianos também nesta segunda-feira. O corpo de bombeiros foi acionado para sustar as chamas no sítio.
“Acho que foi feito de propósito. É uma instalação universitária. E todos sabem claramente que os alunos chegam para as aulas. Fazer coisas assim é ilícito”, disse Yulia Khymenko, aluno de 18 anos.
“Ouvimos explosões, aproximadamente dez. Corremos para fora. Logo ouvimos um pouco voando e um momento de impacto.”
“É tão irritante que nossos vizinhos continuam dizendo que eles atacam infraestrutura militar. Eles atacaram o hospital infantil de Okhmadyt e disseram que os militares estavam estacionados lá. Há bases militares cá? Esta é uma instalação militar cá? É muito irritante. É simplesmente horroroso. Minhas mãos ainda estão tremendo”, relata a aluna.
A força aérea ucraniana disse que destruiu 22 de 35 mísseis e 20 de 23 drones de ataque. Isso incluía nove mísseis balísticos e 13 mísseis de cruzeiro nas regiões de Kiev, Kharkiv, Dnipro, Poltava, Mykolaiv e Zaporizhzhia.
Alertas de ataque distraído soaram por toda a Ucrânia por quase duas horas antes que a força aérea declarasse o firmamento limpo pela manhã.
A vizinha Polônia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (Otan), ativou aeronaves polonesas e aliadas para manter seu espaço distraído seguro durante os ataques.
Uma morada de caldeiras em uma estação de tratamento de chuva de Kiev foi parcialmente danificada, assim porquê a ingresso de uma estação de metrô que também funciona porquê abrigo antiaéreo no província de Svyatoshynksyi, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram, embora a estação ainda estivesse operando.
O província abriga um conjunto de universidades e escolas.
O ataque feriu pelo menos duas pessoas, disse Klitschko. Carros foram incendiados por toda a cidade, muito porquê em um prédio não residencial no província de Shevchenkivskyi, ele acrescentou.
Os serviços de emergência correram para vários locais, incluindo os distritos de Svyatoshynksyi, Solomyanskyi e Holosiivskyi, onde destroços de mísseis destruídos caíram.
Solomyanskyi abriga uma grande estação de trem e o principal aeroporto de Kiev. O bairro histórico de Svyatoshynksyi fica na extremidade oeste da cidade, enquanto Holosiivskyi fica no sudoeste.
Um meio islâmico foi seriamente danificado no ataque, disse o líder tártaro da Crimeia, Refat Chubarov, no Telegram.
Testemunhas da Reuters em Kiev ouviram uma série de explosões fortes, o que parecia ser obra de unidades de resguardo aérea, algumas na dimensão meão.
Na última segunda-feira, a Rússia disparou mais de 200 mísseis e drones contra a Ucrânia, matando sete pessoas e atingindo instalações de virilidade em todo o país, no que Kiev chamou de ataque “mais massivo” da guerra.
A Rússia nega ter atacado civis na guerra que já dura 30 meses.
(Com informações de Pavel Polityuk e Valentyn Ogirenko, em Kiev)
Veja o que sabemos sobre a irrupção da Ucrânia em território russo