Você talvez já tenha ouvido que a Starship é o maior foguete já criado. E ele é — de longe.
A Starship tem quase 122 metros de profundidade e gera 7.590 toneladas de força no momento do lançamento. Vamos compará-la com alguns dos maiores foguetes já construídos — do pretérito e do presente.
Falcon Heavy
O foguete de 70 metros de profundidade da SpaceX, que anteriormente detinha o título de foguete operacional mais poderoso do mundo. Ele gera muro de 2.268 toneladas de força, aproximadamente um terço da potência da Starship.
Saturno V
O famoso foguete da Nasa que impulsionou as missões Apollo à Lua no século 20 produzia muro de 3.448 toneladas de força no lançamento. Ainda assim, isso é menos da metade da potência esperada da Starship. O Saturno V tinha muro de 110 metros de profundidade.
Ônibus Espacial
O sistema de lançamento versátil da Nasa no período pós-Apollo contava com dois propulsores sólidos que geravam muro de 2.404 toneladas de força no lançamento. Ele tinha muro de 55 metros de profundidade.
Sistema de Lançamento Espacial (SLS)
O novo foguete lunar da Nasa, que fez sua estreia em 2022, é atualmente o foguete mais poderoso em operação. Ele produz muro de 3.992 toneladas de força — pouco mais da metade da potência esperada da Starship. Sua profundidade é de 65 metros.
Foguete russo N1
Levante era o megafoguete lunar da Rússia durante a corrida espacial do século 20.
Apesar de nunca ter sido operacional (todas as quatro tentativas de lançamento falharam), Elon Musk já afirmou que ele é o parente mais próximo do design da Starship.
O N1 deveria gerar mais de 4.536 toneladas de força no lançamento — ainda 40% menos do que a Starship.
Starship da SpaceX: o que você precisa saber sobre teste ávido