Tempo aberto em uma grande área da América do Sul

#Compartilhar:

A semana começa com uma grande extensão da América do Sul com tempo firme, sedento e profuso presença do sol ou firmamento com escassa nebulosidade. Efeito de áreas de subida pressão. A imagem de satélite da manhã de hoje mostrava grande secção da Argentina com firmamento evidente ou poucas nuvens, o que se repetia na maior secção do Paraguai e no Rio Grande do Sul.

Com o tempo descerrado, o Rio Grande do Sul voltou a ter temperatura baixa na madrugada desta segunda-feira, mas, porquê a MetSul Meteorologia prognosticava, as mínimas não seriam tão baixas quanto ontem, quando a temperatura chegou a descer a exclusivamente 1º C nos Campos de Cima da Serra.

Estações meteorológicas registraram na madrugada de hoje cedo mínimas de 5,2ºC em Pinho Machado; 6,1ºC em São José dos Ausentes; 7,1ºC em Bagé; 7,2ºC em Soledade; 8,9ºC em Cambará do Sul; e 9,7ºC em Canela. Na Grande Porto Prazenteiro, os termômetros indicaram entre 10ºC e 13ºC.

Tempo descerrado, vento remansado a fraco e o perfil sedento da atmosfera foram responsáveis pelo acentuado resfriamento noturno ontem e hoje com temperaturas mínimas inferior da climatologia histórica desta idade do ano.

O mesmo ar sedento que proporciona uma queda maior da temperatura durante a noite, ao longo do dia com a presença do sol favorece também uma acentuada elevação das marcas nos termômetros.

Ontem, a temperatura já ficou ao volta dos 30ºC em pontos do Noroeste gaúcho. Hoje, com máximas mais altas, são esperadas marcas de 28ºC a 30ºC em mais localidades, porquê em pontos dos vales, da Grande Porto Prazenteiro, do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul. Em grande secção das localidades, entretanto, não faz calor e o dia é por demais deleitável.

O tempo firme predomina durante toda a semana no Rio Grande do Sul com sol e nuvens e momentos de firmamento evidente. Entre esta terça e a quarta, umidade que vem do mar pode trazer mais nuvens e até alguma precipitação ligeiro em setores da Metade Leste gaúcha, mas, no universal, quase todas as cidades do estado não devem ter qualquer registro de chuva na semana que se inicia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima