Nos últimos dias, diversas tirinhas inspiradas nas histórias da “Turma da Mônica” e feitas com o ChatGPT viralizaram nas redes sociais.
Embora a perceptibilidade sintético seja capaz de imitar a estrutura das tirinhas e reproduzir os traços usados para riscar os personagens, o bot não é muito eficiente em erigir narrativas coerentes. Isso fez com que várias tirinhas viralizassem pelo teor sem razão ou sem sentido, que acaba se tornando engraçado.
Veja alguns exemplos:
Pane no sistema alguém me desconfigurou pic.twitter.com/8yVTVFvEyl
— Walt (@srnwalter) April 4, 2025
pedi pro chat fazer isso cá pic.twitter.com/S3Skv7ArJi
— renata (@rxnytz) April 4, 2025
— Augustto (@augusttxyfb) April 4, 2025
— Tatiany Ramos 💖 (@tatiany_araujoo) April 5, 2025
— José Carlos (@ImrAlone_) April 4, 2025
Enquanto alguns usuários se divertiram com as tirinhas e com os erros de ininterrupção cometidos pelo ChatGPT, outros apontaram uma vez que o uso de IA para imitar estilos já consolidados de obras famosas pode ser considerado antiético e até uma provável violação de direitos autorais.
A discussão está em subida desde que o chatbot passou a ser usado para transformar ou produzir imagens inspiradas no estilo de animação do Studio Ghibli — responsável pelos filmes “A Viagem de Chihiro” e “O Menino e a Garça”.
Porquê produzir uma tirinha inspirada na “Turma da Mônica” no ChatGPT
- Acesse o site do ChatGPT;
- Faça o login ou se inscreva na plataforma;
- Escreva o comando “crie a imagem de uma tirinha inspirada nos quadrinhos da Turma da Mônica”;
- Caso queira gerar uma tirinha com tema ou falas específicos, basta digitar um comando mais detalhado. (Por exemplo: crie a imagem de uma tirinha da Turma da Mônica que inclua o personagem Chico Bento e fale sobre reprofundar no rio.)
Veja também: ChatGPT ganha 1 milhão de usuários depois trend com Studio Ghibli
Porquê agentes de IA funcionam e podem ajudar na sua rotina?