Um tubarão atacou e feriu uma turista canadense enquanto ela tentava tirar uma foto dele nas Ilhas Turks e Caicos no início deste mês, de conciliação com autoridades locais.
O ataque ocorreu na manhã de 7 de fevereiro em uma praia em Providenciales, uma das ilhas orientais do território, segundo uma enunciação da Royal Turks and Caicos Island Police Force.
“A vítima de 55 anos foi trazida para terreno e levada às pressas para o Cheshire Hall Medical Center para tratamento”, disse a enunciação da polícia, acrescentando que uma investigação sobre o incidente está em curso.
Em uma enunciação à prelo publicada nas redes sociais, o departamento ambiental do território caribenho disse que a turista “tentou se envolver com o bicho nas águas rasas na tentativa de tirar fotos”.
“O tubarão foi estimado em aproximadamente 1,8 metros de comprimento. No entanto, a espécie ainda não foi confirmada”, continuou.
A Global Affairs Canada, o órgão do governo canadense que administra as relações diplomáticas, disse que estava cônscio de “um cidadão canadense que sofreu um acidente em Turks e Caicos”.
“Oficiais consulares contataram autoridades locais para coletar informações e se preparar para fornecer assistência consular”, continuou a Global Affairs.
A Global Affairs se recusou a oferecer mais informações por questões de privacidade.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Meio Envolvente e Recursos Costeiros para obter mais comentários, muito porquê com um porta-voz da domínio de turismo do arquipélago.
Embora filmes populares porquê “Tubarão” tenham oferecido aos tubarões uma reputação de hostilidade e agressão, ataques a humanos são extremamente raros, principalmente em Turks e Caicos. De conciliação com o Registo Internacional de Ataques de Tubarão do Museu da Flórida, que rastreia tais incidentes, houve exclusivamente 3 ataques de tubarão registrados em Turks e Caicos entre 1749 e 2024. As Bahamas, enquanto isso, registraram 33 nesse período.
Um desses ataques raros ocorreu há exclusivamente dois anos, em 2023, quando um tubarão mordeu uma mulher americana que mergulhava com snorkel. Ela perdeu a perna naquele ataque, que o Museu da Flórida incluiu em seu relatório anual de 2023.
O Dr. Gavin Naylor, que gerencia o Registo de Ataques de Tubarão, disse que o ataque mais recente seria adicionado ao totalidade em fevereiro, quando o banco de dados propalar seu resumo anual.
Existem tapume de 30 tipos diferentes de tubarão naquela secção do Caribe, de conciliação com Naylor.