EITAN ABRAMOVICH/AFP/METSUL
É um extremo detrás do outro. Dias detrás, incidente de chuva extrema trouxe enchentes. O Jacuí chegou a segunda maior marca já observada em Catadupa do Sul, ao lado de 1941.
Na sequência, poderosa volume de ar insensível provocou dias gélidos com -6ºC no Rio Grande do Sul, -8ºC em Santa Catarina e no Paraná.
Neste término de semana, de novo a chuva. Incidente de chuva excessiva trouxe de 50 mm a 150 mm na Metade Setentrião, tal uma vez que a MetSul previa em gráfico na envoltório da edição de sábado do Correio do Povo, e que provoca agora novamente cheias de rios.
E, depois da chuva, de novo o insensível. Que começou a aumentar ontem e vai lucrar muita força neste primícias de semana com poderosa volume de ar polar que gelava a Argentina ontem.
A temperatura na Patagônia chegou a 17ºC negativos, muito insensível até para os padrões locais. Em evento largo e incomum de neve, que não ocorria há anos, nevou no término de semana em todo o Sul e grande segmento do Meio da Argentina, virtualmente em meio país. Cidades uma vez que Córdoba e Mendoza e até praias da província de Buenos Aires ficaram brancas.
A volume de ar insensível toma conta do Rio Grande do Sul hoje e trará noites frias até o final da semana. As madrugadas mais geladas serão as de amanhã e quarta, quando pode fazer até -4ºC a -7ºC na fronteira com o Uruguai; -6ºC a -8ºC na Serra do Sudeste; e -5ºC a -7ºC nos Campos de Cima da Serra.
Grande segmento do estado terá marcas ao volta de 0ºC ou negativas. Em Porto Feliz, 2ºC a 4ºC e até 0ºC no Sul da cidade, o que se repetirá na região metropolitana.
Com isso, geada é esperada na esmagadora maioria das cidades. Será muito possante a severa em alguns pontos com frigoríficação. Já a chance de neve é remota. Se ocorrer precipitação invernal será com chuva congelada ou tímidos flocos de neve de forma isolada.
O ar polar é tão possante que fará muito insensível mesmo durante o dia e com sol nesta primeira metade da semana. Haverá pontos na Serra, com nuvens, em que a temperatura na tarde de hoje não passará de 5ºC.
É um feroz primícias de inverno de chuva e insensível que testa os gaúchos, mas pretérito o gelo desta semana os dados indicam que haveria um período de chuva mais escassa e com dias mais amenos.
* Cláusula publicado na edição de hoje do jornal Correio do Povo
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao via no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.