Um tufão atrás do outro em impiedosa sequência de tempestades

#Compartilhar:

Centenas de pessoas fugiram nesta sexta-feira enquanto o Tufão Man-Yi se aproximava das Filipinas, ameaçando provocar ainda mais ruína enquanto equipes de resgate tentavam obter pessoas presas em telhados devido ao último furacão tropical.

Imagem de subida solução do pequeno olho do Tufão Usagi em sua aproximação das Filipinas capturada pelo satélite S-NPP | CIRA

Cinco grandes tempestades atingiram a país arquipélago nas últimas três semanas, matando pelo menos 163 pessoas e levando as Nações Unidas a solicitar US$ 32,9 milhões em ajuda para as regiões mais afetadas. O Tufão Usagi atingiu o setentrião do país na quinta-feira, e na sexta-feira os socorristas ainda estavam tentando obter moradores presos em telhados na ilhota de Luzon, onde rebanhos de animais foram devastados.

Ao mesmo tempo, as autoridades começaram a segregar centenas de pessoas da ilhota de Catanduanes, que provavelmente será a primeira tamanho de terreno atingida diretamente pelo Tufão Man-Yi no sábado, de convénio com o serviço meteorológico.

“Esperamos que milhares de pessoas a mais evacuem nas horas antes do impacto”, disse Roberto Monterola, dirigente de operações da resguardo social de Catanduanes, à AFP.

“Não temos centros de evacuação suficientes, portanto alguns deles buscarão abrigo com vizinhos que possuem casas feitas de materiais mais resistentes”.

Na quinta-feira, enchentes repentinas causadas pelo Usagi atingiram 10 vilarejos em grande secção evacuados ao volta da cidade de Gonzaga, na província de Cagayan, segundo o solene de resgate sítio Edward Gaspar, que falou à AFP por telefone.

“Resgatamos várias pessoas que se recusaram a se mudar para os abrigos e acabaram presas em seus telhados”, acrescentou Gaspar.

Embora a evacuação de mais de 5.000 moradores de Gonzaga antes da chegada do Usagi tenha salvado vidas, ele disse que duas casas foram levadas pelas águas e muitas outras foram danificadas, enquanto a indústria de pecuária da região sofreu um grande golpe.

O motorista Janford Bonifacio relatou ter visto moradores de Gonzaga escavando para resgatar seus animais, muitos mortos, mas alguns ainda vivos, sob a vasa e árvores arrancadas.

“Vi pessoas cavando para resgatar seu manada que ainda estava vivo, e alguns tentando salvar seus porcos que encontraram entre os troncos”, contou à AFP.

Árvores arrancadas também danificaram uma importante ponte em Gonzaga, isolando a cidade costeira vizinha de Santa Ana, com tapume de 36.000 habitantes.

BLOGGERS OF TUGUEGARAO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

“A maioria dos evacuados voltou para morada, mas mantivemos alguns em abrigos. Precisamos verificar primeiro se suas casas ainda são seguras para habitação”, disse Bonifacio Espiritu, dirigente de operações da resguardo social em Cagayan, à AFP.

Na sexta-feira, o Usagi, agora rebaixado para uma tempestade tropical severa, estava sobre o Estreito de Luzon com uma força reduzida de 110 quilômetros por hora enquanto se dirigia para o sul de Taiwan.

No entanto, a sequência de condições climáticas violentas deve continuar nas Filipinas centrais, com o Man-Yi, reclassificado uma vez que tufão e já com ventos de até 150 quilômetros por hora, previsto para atingir a empobrecida província isolar de Catanduanes no final do sábado.

AFP

Uma avaliação da ONU informou que as tempestades do último mês danificaram ou destruíram 207.000 casas, forçando 700.000 pessoas a buscar abrigo temporário.

Muitas famílias estão sem itens essenciais, uma vez que colchonetes, kits de higiene e utensílios de cozinha, e têm entrada restringido a chuva potável.

Milhares de hectares de terras agrícolas foram destruídos, e as inundações persistentes provavelmente atrasarão os esforços de replantio e agravarão os problemas de provimento de mantimentos, acrescentou o relatório.

Muro de 20 grandes tempestades e tufões atingem a país do Sudeste Asiático ou suas águas circundantes a cada ano, matando dezenas de pessoas, mas é incomum que vários eventos climáticos ocorram em um pequeno período.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter entrada ao ducto no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

FONTE:METSUL

#Compartilhar:
error:
Rolar para cima