Urano estará em oposição ao Sol durante a noite deste sábado (16), tornando oriente o melhor período para observar o planeta em 2024.
O gigante gelado é o sétimo planeta de nosso Sistema Solar e também o mais insensível. Ele só não está mais distante do Sol do que Netuno.
Por isso, é impossível vê-lo a olho nu mesmo durante o período de oposição, mas, para aqueles que possuem bons binóculos ou telescópios em morada, oriente é o melhor momento para tentar enxergar Urano no firmamento noturno, porquê um pontinho azul-esverdeado cintilante.
A oposição ocorre quando a Terreno fica entre o Sol e o planeta, formando uma risco reta, segundo o Observatório Pátrio. Para Netuno, o fenômeno costuma ocorrer a cada 367 dias, em média, e significa que nosso planeta estará mais próximo do gigante de gelo, o que fará com que ele apareça mais cintilante no firmamento.
Uma vez que observar Urano em oposição?
Na noite de sábado (16) para domingo (17), Urano deve atingir seu ponto mais cima no firmamento pouco antes da meia-noite, supra e à esquerda da Lua, na direção setentrião, próximo às Plêiades.
O planeta poderá ser observado com o uso de telescópios, mesmo que pequenos e amadores, ou binóculos de subida potência.
Confira alguns aplicativos de astronomia que podem ajudar a localizar e escoltar o fenômenos astronômico no firmamento noturno.
Pesquisa mostra que tudo o que se sabe sobre Urano pode estar incorrecto