Policiais militares do 2º BPM (Botafogo) resgataram uma tartaruga marinha na última segunda-feira (13) no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. A equipe foi acionada por pedestres que relataram que um varão, aparentemente em situação de rua, estava carregando o bicho.
Veja o vídeo:
De onde será que ele tirou essa tartaruga? pic.twitter.com/TNIwncqZEK
— Informe RJO (@InformeRJO) January 15, 2025
De conformidade com a assessoria de prelo da Secretaria de Estado de Polícia Militar, “os policiais localizaram o envolvido e, ao retirarem o bicho de suas mãos, ele fugiu”. Posteriormente o resgate, a equipe levou a tartaruga até a praia e a devolveu ao mar.
A ação foi registrada em vídeo por um motorista, que mostra o varão segurando a tartaruga próximo a uma viatura da PM no Aterro do Flamengo. Não há informações sobre o paradeiro do varão até o momento.
Maus-tratos a animais é um delito ambiental no Brasil, previsto na Lei nº 9.605/1998. A lei prevê sanções penais e administrativas para os agressores. Denúncias podem ser comunicadas às autoridades competentes para prometer a segurança e o bem-estar dos animais e da população.