Não unicamente o saraiva causou estragos durante os fortes temporais isolados que afetaram na tarde desta terça-feira pontos do Setentrião do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, o vento também foi potente ou muito potente.
Foi o caso do município de Sananduva, onde caíram as pedras de saraiva de diâmetro maior e em alguns pontos até de grande tamanho.
Vendavais costumam seguir fortes tempestades de saraiva porque ambos são produtos das mesmas condições atmosféricas extremas associadas a tempestades severas.
Tempestades com saraiva geralmente têm correntes ascendentes muito fortes (updrafts), que levantam gotículas de chuva muito eminente na atmosfera, onde elas congelam e formam o saraiva. Quanto mais potente o updraft, maior o saraiva pode permanecer antes de desabar.
Uma vez que em regra quase tudo que sobe também desce, entram as correntes descendentes (downdrafts) que acompanham a precipitação, que também podem ser violentas. Quando o saraiva cai, ele costuma vir escoltado por essas rajadas de vento, formando os vendavais.
Foi justamente oriente processo da manante progénito que trouxe vento muito potente no município de Sananduva, onde uma violenta rajada chegou a levar o telhado inteiro de uma residência na tarde de hoje, o que foi registrado em vídeo pela moradora Gisa Bombarda.
TEMPO | Vídeo mostra telhado sendo arrancado durante vendaval em cidade gaúcha. ▶️ https://t.co/Ddo7KrzSCs pic.twitter.com/4KMmdrOgKp
— MetSul.com (@metsul) April 16, 2025
As tempestades isoladas, com chuva e vento, afetaram os municípios de Vacaria e Sananduva. Em Vacaria, o tempo com muito saraiva castigou diversos bairros da cidade dos Campos de Cima da Serra. O temporal, que ocorreu por volta das 14h30, durou muro de meia hora.
A quantidade de saraiva foi tão grande em Vacaria durante a tempestade que blocos de gelo podiam ser vistos nas ruas e nos pátios de empresas e moradias da cidade. Numa rua, uma retroescavadeira chegou a ser usada para remover o gelo e liberar a via para o trânsito de veículos.
Outro município afetado por temporal localizado e passageiro na tarde de hoje no Setentrião gaúcho foi Sananduva, onde também caiu muito saraiva. As pedras de gelo em Sananduva, que vieram com chuva e fortes rajadas de vento, foram de maior diâmetro que em Vacaria e chegaram a ter tamanho médio a grande.
A tempestade de saraiva foi tão potente que as pedras de gelo chegaram a destruir os vidros de alguns automóveis estacionados nas ruas da cidade. Houve danos nas áreas urbana e rústico.
A MetSul Meteorologia está nos do WhatsApp. Inscreva-se cá para ter chegada ao meato no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.