Você escova os dentes durante a maior secção da sua vida, mas tem certeza de que está fazendo isso corretamente? Quatro elementos são a base de uma boa higiene bucal: escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor, usar fio dental uma vez ao dia, manter uma dieta saudável e consultar um dentista regularmente, segundo Matthew Messina, professor associado galeno da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Ohio e porta-voz da Associação Americana de Odontologia.
A saúde bucal é importante por várias razões –– não somente para ter hálito fresco e dentes brancos, mas também para prevenir doenças gengivais e periodontais, que podem estar associadas a impactos na saúde em outras partes do corpo, de consonância com Michaela Gibbs, professora e diretora associada de assuntos clínicos e prática profissional da Escola de Medicina Dentária da Universidade do Colorado.
Pequenas mudanças na saúde atual podem fazer diferença para sua saúde bucal, dizem os especialistas. Veja, a seguir, o que fazer.
A ordem certa para dentes limpos
Quando se trata de escovar, usar fio dental e enxaguante bucal, o objetivo é controlar as bactérias nos dentes, explica Messina. “Precisamos agitá-las e desalojá-las, e também reduzir o iguaria do qual elas se alimentam”, acrescenta.
As bactérias nos dentes queimam açúcares e produzem ácido, que dissolve o esmalte dentário. O esmalte enfraquecido eventualmente motivo cáries, mas reduzir o tempo que as bactérias têm chegada aos açúcares nos dentes e usar produtos com flúor pode ajudar a prevenir essa degradação, explica Messina.
“Quando você pensa na ordem das coisas, isso faz qualquer sentido”, acrescenta Gibbs.
Você deve iniciar com o fio dental para remover os detritos entre os dentes que podem logo ser removidos ainda mais quando você escovar –– o que alcança o resto da superfície. “Não houve muitos estudos científicos, mas esse é o padrão de prática aceito em toda a profissão”, diz Gibbs.
Você precisa tanto da escovação quanto do fio dental para limpar completamente seus dentes, segundo Rocio B. Quinonez, diretora associada de currículo da Escola de Odontologia Adams da Universidade da Carolina do Setentrião em Chapel Hill.
O uso do fio dental cuida de aproximadamente 40% das superfícies dentárias, enquanto a escovação cuida dos outros 60%, explica a profissional.
Enxaguar a pasta de dentes?
Se você é uma vez que muitas pessoas, escova e depois enxágua com chuva para remover todos os resíduos de pasta de dente. Mas o enxágue pode ser melhor evitado, segundo Gibbs.
“O ponto principal é que você quer reter o sumo provável de flúor da pasta de dente nos seus dentes posteriormente a escovação”, diz Gibbs. “Depois de escovar os dentes com a pasta com flúor, você não deve enxaguar, porque todo o mercê do flúor só é percebido se ele permanecer nos dentes por até 30 minutos posteriormente a escovação.”
Escovar e enxaguar imediatamente uma pasta de dente com flúor pode anular os benefícios, segundo a profissional.
“Quanto mais tempo o flúor permanecer nos dentes, maior o efeito”, acrescenta Messina. “Não é por casualidade que recomendo escovar por último posteriormente o moca da manhã e antes de dormir, porque são os momentos em que temos o maior período de tempo antes de comermos alguma coisa novamente que possa perturbar o flúor nos dentes.”
Se você quiser ingerir chuva ou usar um enxaguante bucal sem flúor, Gibbs recomenda não fazer isso imediatamente posteriormente a escovação para que o flúor possa penetrar na superfície do dente. E embora você deva evitar aqueles com álcool, um enxaguante bucal com flúor uma vez que última secção da sua rotina também pode ajudar a fortalecer os dentes, de consonância com Quinonez.
Contanto que você mantenha uma rotina diária
Mais importante que a ordem, no entanto, é que você esteja consistentemente escovando e usando fio dental, segundo Messina.
“É somente qualquer maneira que você vai fazer efetivamente todos os dias”, diz. “Se houver uma peça faltando… logo tente de uma maneira e talvez tente de outra maneira e veja qual você gosta mais.”
Uma escova de dentes elétrica é frequentemente recomendada, embora uma manual também possa funcionar muito, principalmente se o dispêndio for uma preocupação, segundo Gibbs. E embora os irrigadores orais possam ser úteis, o uso do fio dental continua sendo o padrão ouro.
Uma utensílio talvez inesperada na luta por uma melhor higiene bucal é a chuva potável, diz Quinonez. Chuva geral, ou seja, não aromatizada ou gaseificada.
Tomar chuva não somente ajuda a expulsar resíduos, mas também restaura o estabilidade normal do pH na boca, que pode ser mudado pela sustento e bebidas, acrescenta Gibbs. Um pH mais plebeu na boca, mesmo proveniente de provisões saudáveis, uma vez que frutas e vegetais, significa um envolvente mais ácido que pode torná-lo mais suscetível a cáries.
“Se você escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental uma vez ao dia, manter uma dieta saudável e consultar seu dentista regularmente –– você está entre os 10% melhores (em cuidados dentários), sem incerteza, e isso está totalmente sob seu controle”, completa Messina.
Dor de dente: saiba as principais causas e quando procurar ajuda